segunda-feira, 28 de junho de 2010

DETALHE

1-Concentração do trânsito de atravessamento da Cid. Universitária numa via de duplo sentido a situar no espaço entre as Faculdades de Direito e Farmácia/Med. Dentária e no espaço entre as Faculdades de Direito e Psicologia. Ligação da via resultante ao cruzamento com as Av. Prof. Gama Pinto e Prof. Egas Moniz em rotunda. Opção pela solução de túnel de baixa profundidade frente à Fac. De Psicologia, ou limitação a uma faixa em cada sentido em superfície, ou ambas as hipóteses.

*O espaço entre as Fac. De Direito e Farmácia é absolutamente estéril, nada acontece ali. A via teria uma distância razoável aos edifícios. Entre as Fac. de Direito e Psicologia o impacto seria maior, mas poderia ser minorado com barreiras sonoras, vegetação, e limitação a duas vias, sobretudo agora que temos a ligação do eixo-norte sul às auto-estradas a norte.
*Tal alteração permitiria a fusão entre os espaços da Cidade Universitária e Estádio Universitário criando uma enorme zona verde liberta de trânsito , para os estudantes e para a cidade.
*Existe já parte da infra-estrutura viária, pelo que se iria tratar de uma adaptação e não de uma construção de raíz.
*Aproveitando a elevação natural do terreno nas traseiras da Fac. de Direito seria possível construir uma passagem pedonal aérea eliminando praticamente todos os conflitos entre o trânsito pedonal e automóvel, o que iria beneficiar ambas as partes.


2-Manutenção da via de acesso às piscinas/ginásios da C. Universitária apenas para acesso local.

*Mantendo a via de acesso às piscinas junto à Faculdade de Ciências conseguem-se vários propósitos. Garantimos o acesso à piscina podendo prescindir do acesso através da Av. Prof. Gama Pinto, e, como o trânsito será previsivelmente residual não isolamos a Fac. de Ciências do resto da Cid. Universitária.


3-Deslocalização da generalidade dos espaços de estacionamento para a zona periférica resultante, isto é, junto das vias de circulação automóvel. Opção pelo escionamento em espinha junto à via. Manutenção de parte dos parque de estionamento da Av. Prof. Gama Pinto apenas nas zonas periféricas, Piscinas e Cantina.

*Empurrando o estacionamento para a zona periférica conseguimos libertar o espaço central e entre Faculdades para usufruto público. Os parques de estacionamento no interior das faculades continuarão a poder ser utilizados mas o estacionamento de superfície deve ser situado em zona periférica para não comprometer a qualidade e nível de excelência do espaço público resultante.
*A Cidade Universitária não tem a obrigação de ser um parque de estacionamento da cidade só porque está situada numa posição estrategicamente conveniente. O estacionamento nesta zona deve ser preferencialmente para professores, funcionários e estudantes. É curioso a este propósito constatar a título de exemplo que o parque de estacionamento da estação de metro da Pontinha e do Campo Grande ficam muitas vezes aquém da sua capacidade mesmo em dias úteis.


4-Manutenção de vias de circulação pedonal e ciclovias com corredores de árvores ao longo dos percursos. As vias pedonais devem ter capacidade para circulação de carros de serviço (cargas-descargas/ambulâncias/polícia etc). Criação de acessos condicionados aos carros de serviço e viaturas com permissão de estacionamento nos parques das Faculdades. Deverá ser aproveitada a infra-estrura já existente, nomeadamente em calçada fina.

*É importante por uma questão de bem-estar garantir sombra nas deslocações pedonais no espaço da Cid. Universitária. As árvores são ideais para conseguir esse propósito. A densidade árborea contudo não deve ser muito elevada para garantir alguma segurança.
*Na sequência da construção das últimas ciclovias na cidade de Lisboa faz todo o sentido que estas sejam desenvolvidas neste espaço e ligadas às redes mais próximas.
*Existem já várias empresas de segurança a operar na Reitoria e Faculdades que podem garantir a supervisão de acesso condicionado.


5-Construção de um café envidraçado com lago contíguo no centro da Alameda.

*De todos os locais da Cid. Universitária, o centro do relvado da Alameda é aquele que goza de vista mais desafogada. No âmbito de uma eventual transformação deste espaço, um café envidraçado com um lago no centro da alameda seria a “cereja no topo do bolo” e o corolário de uma transformação extraordinária. O lago poderá ter uma forma rectangular caso se queira manter uma imagem mais institucional.
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COMO VOTAR ESTA PROPOSTA NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA C.M. DE LISBOA
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a) Estão em condições de se registar e votar no orçamento participativo não só as pessoas que vivem em Lisboa mas também as pessoas que têm uma relação diária com a cidade, estudo, trabalho e.tc.
b) Acede ao site www.cm-lisboa.pt/op . Em particular podes aceder directamente ao registo através de http://www.cm-lisboa.pt/op/?action=9 .
c) Após o registo efectuado irás receber por email o link para activar o teu registo. Introduzindo e-mail e senha poderás iniciar a tua sessão no orçamento participativo.
d) A proposta tem o número 797. Pode-se encontrar facilmente utilizando a palavra-chave "universitaria". Após localizares a proposta tens um pequeno ícone designado "Votar projecto" que poderás clicar para votar na proposta.
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NOTA: Esta proposta foi enviada no âmbito do orçamento participativo(OP) e aceite para votação. Não posso garantir que, caso a proposta seja uma das eleitas no OP, o resultado da sua execução seja exactamente o que aqui é proposto. Isso estará dependente da interpretação e opções dos serviços camarários e possivelmente da negociação com as diferentes faculdades.
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Enquadramento
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O meu nome é Pedro Machado e estudei na Fac. De Ciências da UL entre 1996 e 2005 tendo obtido Licenciatura e Mestrado na área das Matemáticas Aplicadas com especialização em Investigação Operacional. Durante o tempo em que frequentei a Faculdade, desloquei-me milhares de vezes no espaço da C. Universitária, entre Fac., metro, cantina, e parecia-me absurdo ter que atravessar várias vias de trânsito, galgar parques de estacionamento e obstáculos, e fazer tudo isto muitas vezes sobre um sol abrasador, quando muitos dos automóveis que atravessavam ou estacionavam neste espaço não tinham nada que ver com a vida universitária, mas tão só, aproveitavam-se de uma localização ou passagem convenientes. Percebi claramente que as pessoas com poder de alterar este estado de coisas não estavam sujeitas a estes contratempos ou já lhes teria ocorrido empreender uma mudança.Há cerca de 5 anos, eu fui recebido na Reitoria da Universidade de Lisboa pelo arquitecto Alves Paradela na sequência de um pedido de audiência para discutir o ordenamento da Alameda da Cid. Universitária. Na altura o arquitecto mostrou muito cepticismo e falou da dificuldade de negociar com as diferentes faculdades assim como as dificuldades de orçamento para poder levar a cabo uma obra transformadora da face deste espaço. De qualquer forma eu percebi desde o ínicio que a sua atitude não era de abertura mesmo antes de revelar o conteúdo do projecto. Eu não fiquei convencido e continuei a achar que o projecto era exequível e absolutamento benigno para todas as pessoas que diariamente frequentam esta zona.No final de 2008 no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa eu submeti a mesma proposta tendo sida considerada válida e submetida a votação. Na presente edição do Orçamento Participativo é meu propósito dar a conhecer e tentar divulgar o projecto sobretudo entre o universo académico de Lisboa por acreditar que na generalidade seja do interesse da maioria dos estudantes e benéfico para toda a gente. De igual forma penso que o projecto vai de encontro a uma crescente preocupação ambiental e alteração do paradigma de mobilidade que estando ainda num estado incipiente possa vir a ser alterado num futuro próximo.

7 comentários:

  1. Tudo em prol da nossa cidade, com preocupação ambiental! :)

    Até daria gosto voltar ao Campo Grande!

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  2. Tens razão! Penso nisso imensas vezes quando atravesso a Alameda, todos os dias os carros a acelerar nas passadeiras para passarem antes dos peões, o relvado vazio e seco, cada faculdade fechada no seu cantinho...
    Já votei e divulguei, espero que ganhe!

    A AEFCL também já colocou no site a tua proposta ;)

    Força!

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  3. Óptima ideia... agora é necessário votar em força e que a Câmara e a Reitoria abracem o projecto sem subterfúgios.

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  4. Soube hoje da existência desta proposta precisamente devido à divulgação que foi feita na UL.
    O condicionamento do trânsito na cidade universitária e integração de toda a vida universitária é uma coisa que já me tinha passado pela cabeça e que já tinha comentado com colegas várias vezes desde que estudo na fcul.
    Fiquei por isso bastante feliz por saber que alguém tenha pensado o mesmo que eu e (melhor) que tenha posto a ideia em prática. Este comentário é por isso um agradecimento pelo trabalho e um apoio a este projecto.
    Vou divulgá-lo o mais que puder.
    Abraço

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  5. Desde 1996 que frequento o espaço da cidade universitária, seja universidade, cantina ou o complexo desportivo do estádio universitário. Desde aí, tenho assistido a um crescimento constante do tráfego automóvel, das vias de circulação, dos parques de estacionamento, público e privados, e claro, do estacionamento ilegal de centenas de carros de estudantes, professores e funcionários.

    Num espaço que é servido por 3 estações de metropolitano (Entrecampos, Cid. Universitária e Campo Grande) e umas 10 carreiras de autocarros, é vergonhoso que Câmara e Reitores estejam preocupados com o estacionamento automóvel dos meninos estudantes. Um espaço prvilegiado de conhecimento, um pólo de atracção de gente por excelência, continuaria certamente a ter o afluxo de muita gente, mesmo sem tanto estacionamento.

    Dá ideia que os reitores das universidades, e a própria câmara, têm medo de perder alunos universitários, por estes não poderem estacionar os seus automóveis.

    Para se adquirir conhecimento não necessitamos dos nossos automóveis, mas do nosso cérebro.

    Vou votar !!!

    Paulo Guerra dos Santos

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  6. Saudações
    como estudante na UL (já lá vão 11 anos) só posso concordar com qualquer limitação ao trânsito na Cidade Universitária... mas sinceramente penso que a solução apresentada não será a melhor... apenas iria cortar a cidade universitária em 2... Obviamente que a ideia de aumentar os espaços verdes é boa e já deveria ter sido implementada há muito... mas temos de ser mais ambiciosos e lutar pelo fecho definitivo ao transito pela cidade universitária e transformá-la num "Campus Universitário"... como o projecto inicial o previra aquando da construção da mesma. Deste modo tudo o que hoje são Avenidas, como a Gama Pinto, Prof Egas-Moniz e Alameda Universidade passariam a ruas dentro do novo Campus... libertando espaço para corredores pedonais e cicláveis... arborizados. Ficaríamos com 3 portões da "Nova Cidade Universitária" nas actuais entradas... pelo que o acesso ao Hospital Santa Maria nunca seria afectado, apenas o controlo de acesso seria feito a uma maior distância no limite das 2 avenidas que actualmente o servem... Só assim se poderia ter um verdadeira "campus universitário"...actualmente está completamente "invadido" por automóveis e espaço abandonado... com parques de estacionamento feitos em "cima do joelho" e que desvirtuam completamente o sentido de um campus universitário... Quanto aos espaços verdes é incrível ver o estado a que alguns espaços chegaram, completamente deploráveis... ex. FLUL, entre esta e o final da Av Gama-Pinto; FDUL, beco entre esta e o ringue (recentemente remodelado e já completamente vandalizado); FFUL - descampado entre esta e o Complexo Interdisciplinar... entre outros...
    Outros vão sendo recuperados a conta gotas e sem pensar no "campus" como um todo.
    Não faz qualquer sentido haver trânsito a atravessar um espaço que deveria ser nobre e convidativo à reflexão, ao conhecimento... Incrível como para se chegar à cantina Velha se tem de andar a saltar muretes do parque de estacionamento e há apenas 1 passadeira... Incrível como há barreiras de ferros em todos os passeios tendo eu visualizado 2 quedas de pessoas que descontraidamente conversavam a caminho da cantina I e tropeçaram nestas ratoeiras, felizmente nestes 2 casos a queda não foi para a estrada...
    Muita coisa está mal nesta cidade universitária, mas para começar um novo ciclo o fecho ao trânsito é o passo primordial e essencial. Promover 2 metades de um Campus Universitário não resolveria o problema apenas seria um remendo. Por isso penso que se deveria ir mais longe...

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  7. Caro Colega,

    Partilho da tua frustação em relação à realidade que temos hoje na Cidade Universitária. Basta olhar do alto da escadaria da Cantina Velha, aquilo parece mais o parque da Auto-Europa do que um campus universtitário.

    Existem dois tipos de soluções, as soluções de ruptura e as soluções de compromisso. Se eu soubesse que haveria vontade política quer da Câmara quer da Reitoria para fazer avançar uma solução mais arrojada tê-la-ia proposto, mas não nos iludamos, temos enormes obstáculos, desde parques de estacionamento que estão a ser rentabilizados, quadros médios superiores e demais funcionários que não querem perder os seus previlégios somado a uma inércia generalizada habitual. A solução proposta neste blogue tenta ser uma solução de compromisso, o trânsito de atravessamento ficaria garantido, isto facilita eventuais tomadas de decisões da C.M.L. A grande conquista seria que os grandes fluxos de trânsito pedonal não se cruzariam com automóveis, quer em movimento, quer estacionados, são eles: Metro-Direito, Metro-Letras, Metro-Ciências, Cantina-Direito-Letras-Ciências. Os movimentos entre este espaço e as outras Faculdades (Farmácia, Med. Dentária, ISCTE) são muito menores. Já estive no terreno e existem declives bastante propícios à construção de uma passagem aérea pedonal. Ao dispor para quaisquer esclarecimentos/discussão. Um abraço

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